Para D’Ambrósio (1999 p.5), educação é ação. Um princípio básico é que toda ação inteligente se realiza mediante estratégias que são definidas a partir de informações da realidade. Portanto, a prática educativa, como ação, também estará ancorada em estratégias que permitem atingir as grandes metas da educação. As estratégias, por sua vez, estão apoiadas em ferramentas, recursos que viabilizam sua realização. Mais do que nunca, os professores estão recorrendo à tecnologia. Ao contrário do senso comum de que informática facilita o processo de ensino-aprendizagem, o computador dificulta o processo, podendo enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. O conhecimento não é passado para o aluno; ele não é mais instruído, ensinado, mas construtor do seu próprio conhecimento. Assim o paradigma instrucionista vai sendo substituído pelo. A na A adquiridos formalmente.
O uso do computador pode e deve transcender essa concepção fragmentada de conhecimento. A visão que acolhe a informatica na educacao para reproduzir o sistema de ensino atraves de mais uma tecnica e/ou como uma disciplina do curriculo precisa ser ultrapassada. Agindo assim, estamos modernizando um paradigma saturado de ensino, quando na realidade, toma-se cada vez mais urgente transformar o paradigma educacional para que o processo de conhecer e de atuar seja integrado e interdisciplinar. O computador pode contribuir para o estabelecimento desde novo paradigma.
A educação no Brasil é ultrapassada e muito ineficaz, tempos que fazer algo para melhorar isso, mas como?
Simplismente vamos informatizar as escolas, em vários paises da Europa quase não se usam mais cadernos ou lápis ou LIVROS.
Cada aluno tem um computador onde ele encontra tudo o que precisa, as tarefas, as matérias e até mesmo as provas quando o professor liberar elas no computadores. É mais rapido um pouco mais caro e muito mais eficaz e 100% a prova de colas.
Pensar a Informática como um recurso pedagógico que propicia um aumento na eficiência e na qualidade do ensino é, antes de mais nada, pensá‑la vinculada á realidade da educação de seus professores e alunos, é pensá‑la voltada para a busca da superação dos problemas de ensino é, enfim, procurar identificar formas de seu uso que constituam respostas para os problemas de nossa Educação. Nos tempos actuais, as Tecnologias de informação conhecem progressos cada vez mais espectaculares, permitindo ao Homem "ver mais longe e mais perto, na distância e no tempo, com toda a precisão e rapidez". Inevitavelmente como já antes havia acontecido com o aparecimento e generalização do livro, esta mudança de suportes de comunicação provocou e continua a provocar alterações processuais nas formas de ensinar e nos processos de aprender.
A abordagem que usa o computador como meio para transmitir a informação ao aluno mantém a prática pedagógica vigente. Na verdade, o computador está sendo usado para informatizar os processos de ensino que já existem. Isso tem facilitado a implantação do computador na escola, pois não quebra a dinâmica por ela adotada. Por outro lado, o uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento apresenta enormes desafios. Primeiro, implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento. Segundo, requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, bem como demanda rever o papel do professor nesse contexto. Terceiro, a formação desse professor envolve muito mais do que prover o professor com conhecimentos sobre computadores. O preparo do professor não pode ser uma simples oportunidade para passar informações, mas deve propiciar a vivência de uma experiência. É o contexto da escola, a prática dos professores e a presença dos seus alunos que determinam o que deve ser abordado nos curso de formação. Assim o processo de formação deve oferecer condições para o professor construir conhecimento sobre as técnicas computacionais e entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica.
Sim, pois o computador pode levar a informação e o conhecimento de forma mais eficaz e prazerosa para os estudantes. Pois, se as escolas estão bem informatizadas, com certeza também terá alunos mais agil e mais estimulados, portanto, trabalhar com prazer traz um maior desempenho e conhecimento no ambiente educacional.
Acredito sim, pois a tecnologia sempre vem para melhorar as condições de vida e porque não da aprendizagem humana,a introdução do computador na prática pedagógica facilita o acesso do aluno a situações de vivenciar por exemplo locais que jamais em sua vida ele poderia conhecer visitar museus e obras históricas que nunca ele poderia ir com recursos próprios por isso acho que o computador e a tecnologia tras esta possibilidade a esse aluno o que é de suma importância para seu aprendizado escolar e porque não até de seu aprendizado de vida.
Com certeza os recursos disponíveis no computador contribuem bastante para a também evolução de nossa prática pedagógica.Temos a nossa disposição vários e novos recursos, mais para utilizá-los precisamos estar preparados e com conhecimentos suficientes para usufruirmos da melhor maneira possível.
O computador é um recurso a mais na prática pedagógica, e que veio contribuir em grande escala não só para melhorar a capacitação dos professores, através das pesquisas, atividades e cursos, como para possibilitar aos alunos a aquisição de novos conhecimentos, seja através do repasse das informações colhidas pelo educador, seja pela própria utlização dos educandos em aulas laboratoriais. É, portanto, um excelente instrumento para a prática pedagógica.
O computador pode ser sim usado para auxiliar a prática pedagógica, pois ele serve como uma ferramenta para o professor além de dinamizar todo seu trabalho torna as aulas bem mais interessantes, dispertando o interesse dos alunos. Eu digo com experiência comprovada. Ele ajuda e muito>
O uso do computador é uma rede criada onde hoje funciona como as veias do corpo humano. Leva a “vida” a todas as partes do mundo. Notícias, cotações, acontecimentos, guerras, desastres naturais ou não, um acidente de carro no interior ou a invasão de um apartamento como no caso Eloa. Até mesmo as cenas da novela das oito. Tudo passa pela “rede” e se espalha a uma velocidade estupenda por todo o mundo.
A humanidade hoje, sem o uso do computador, praticamente, iria parar, tamanha a dependência existente desta “ferramenta”. Escolas, hospitais, centros de controle de aeroportos, trânsito, bancos, centrais elétricas, trens, delegacias, seguradoras, etc, Caso acontecesse a parada total, ocasionaria um caos total.
O computador pode contribuir com o redimensionamento da prática pedagógica, visto que esta ferramenta traz novas perspectivas para uma renovação do ambiente escolar. O potencial do computador está ligado à aceleração das inovações que levam à multiplicação de novos artefatos informatizados mais potentes, completos e individualizados que estão cada vez mais ao nosso alcance, e abrem novas possibilidades para a pesquisa, o transporte e o consumo de bens culturais, a troca de mensagens e para a realização de atividades de autoria de todos os tipos. É preciso repensar a incorporação dos computadores na escola, não podemos ignorar a situação atual da educação. Sabemos que a universalização do ensino, as crises econômicas e ambientais, a influência crescente das mídias e a perda de autoridade dos pais são alguns dos fatores que deram origem a uma crise de legitimidade da instituição. Por isso, é necessário aumentar as possibilidades de uso do computador como ferramenta que contribua com o processo de ensino/aprendizagem, e para que isso aconteça a escola deverá saber explorar essas possibilidades.
Sim acredito que o computador já tem mudado nossa prática pedagógica, o computador nos traz inúmeras possibilidades novas e interativas para trabalharmos com nossos alunos. Estamos no século 21 e a escola parou no século19. A mudança de nossa prática pedagógica é mais do que necessária é urgente. O modo como esta mudança tem ocorrido nos últimos tempos tem sido à força, nós professores tentamos ensinar nossos alunos no modelo tradicional(século 19) e os mesmos não se interessam, a quantidade e velocidade com que os meios tecnológicos trazem as informações até eles fazem com que nossas aulas sejam entediantes. Assim temos nos visto em uma situação de buscar altenativas diferentes e mais modernas de ensinar.
Sim, através do computador podemos desnvolver e fixar um conteúdo de forma mais prazerosa levando o aluno se interessar mais pelo mesmo, já que isso faz parte da sua realidade. Mas para que isto ocorra precisamos estar bem preparados e seguros desta nova forma de construir conhecimentos.
Para Rheingold, autor da "revolução digital",não é possível abandonar as rápidas tranformações que vem ocorrendo na atualidade.Tais tranformações vem certamente influenciando certos paradigmas, numa constante relação dialética aberta para o futuro. E como em todas as profissiões ocorrem inovações, na educação não poderia ser diferente,mas não podemos esquecer que o computador é apenas uma ferramenta que pode auxiliar no redimensionamento da prática pedagógica,porém, não trará mudanças significativas sozinhos,é preciso profissionais qualificados,ambiente adequado, equipamentos e materiais tecnológicos ao alcance de todos. ELIANA DE ARAÚJO
O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos. No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. Aí está a grande "sacada" do uso do computador. Só que em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
Acredito e defendo que sim, o computador pode contribuir e muito à prática pedagógica, desde que os educadores estejam devidamente preparados para utilizar desta ferramenta. Aulas, pesquisas, vídeos, jornais na internet, são umas das várias formas de complementar o conteúdo em sala de aula e construir juntos, professor e aluno, o conhecimento.
Inovações tecnológicas não significam inovações pedagógicas. O atributo do velho ou novo não está no produto, no artefato em si mesmo, ou na cronologia das invenções, mas depende da significação do humano, do uso que fazemos dele. Pois, alguns educadores acreditam que ao proporcionar, aos seus alunos, a interação com a tecnologia, todos poderão se conectar, serão iguais e terão as mesmas oportunidades educacionais. Mas, na verdade não é bem assim. Na maioria das vezes, por meio desses recursos eles reproduzem as mesmas atitudes, o mesmo paradigma educacional pelo qual foram formados. Não basta trocar de suporte, sem trocar nossas práticas educativas, pois estarão apenas apresentando uma fachada de modernidade, remodelando o “velho” em novos artefatos. Joyce
Para que o computador contribua para o redimensionamento da prática pedagógica é necessário ter atitudes e procedimentos para fazer do computador um aliado e não usá-lo de maneira equivocada. A informática na escola dever ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Sabemos que as atividades desenvolvidas no laboratório é uma extensão da sala de aula. Mas para que isso aconteça é necessário se ter um laboratório com estrutura física adequada, máquinas o suficiente para os alunos, profissionais disponíveis em todos os turnos aptos a resolver os problemas do dia-a-dia e fazer a manutenção adequada, além disso é importantíssimo que o professor aprenda a usar a máquina, a Internet e os programas básicos.
Eu acredito que o computador pode contribuir com o redimensionamento da prática pedagógica,pois esta ferramenta está provocando uma revolução muito significativa no processo ensino-aprendizagem,o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem,proporcionando uma aprendizagem mais interativa e significativa,pois o aluno interagindo nesse ambiente,tem chance de ampliar o seu conhecimento.
Sim. A velocidade que as novas informações são construidas a cada dia, com o auxílio dos computadores em sala de aula, se consegue maior sucesso com a busca de novas informações. Desta maneira permite-se maior interesse e desempenho dos alunos, estando eles desta maneira mais preparados para o mercado de trabalho. Muito Obrigada Raquel
Eu acredito que o computador pode contribuir para o rendimento da pratica pedagogica da seguinte maneira: quando pesquisamos, quando o utilizamos em nossas aulas, quando encontramos um site educativo, ou até mesmo quando encontramos um grupo de professores realmente voltados para a pratica pedagogica de varios lugares do pais. É um recurso que podemos usar em nosso favor para " atrair " a atenção dos nossos alunos.
Pensar a Informática como um recurso pedagógico que propicia um aumento na eficiência e na qualidade do ensino é, antes de mais nada, pensá‑la vinculada á realidade.E Sozinhos,não seríamos capazes de trazer avanços educacionais.
Sim,o computador contribui muito para nossa prática pedagógica,assim podemos elaborar atividades diferenciadas e interessante , para envolver os alunos nas aulas e os alunos atraves da internet pode conhecer o mundo e todos os tipos de cultura. SABRINA
Sim. O computador junto a Educação pode encontrar a melhor forma de chamar mais à atenção dos alunos. Primeiramente capacitando os professores, para que eles façam o uso do computador juntamente com as crianças para melhorar o aprendizado, não apenas para brincarem.Existem jogos Educacionais específicos para cada matéria. As crianças podem fazer pesquisas para trabalhos; digitar os trablhos no Microsoft Word; e também podemos encontrar muitos Softwares Educativos.
Sim. O Computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica. Já em algumas escolas do Brasil cada aluno possui um computador disponível em sua carteira para desenvolver suas atividades de sala de aula, realizar pesquisas e outras atividades necessárias, a professora por sua vez expõe sua aula utilizando também este recurso. Ainda não vivenciamos esta realidade, mas o computador faz parte da nossa prática diária enquanto educador, pois tem facilitado na preparação das aulas, nas pesquisas, estudos, aulas com os alunos nos laboratórios de informática, cursos à distância capacitação de professores e outros benefícios.
Com certeza o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, uma vez que o mesmo deve ser utilizado como uma ferramenta pedagógica, auxiliando e ampliando as maneiras de expor os conteúdos ministrados em sada de aula.
29 comentários:
Para D’Ambrósio (1999 p.5), educação é ação. Um princípio básico é que toda ação inteligente se realiza mediante estratégias que são definidas a partir de informações da realidade. Portanto, a prática educativa, como ação, também estará ancorada em estratégias que permitem atingir as grandes metas da educação. As estratégias, por sua vez, estão apoiadas em ferramentas, recursos que viabilizam sua realização. Mais do que nunca, os professores estão recorrendo à tecnologia. Ao contrário do senso comum de que informática facilita o processo de ensino-aprendizagem, o computador dificulta o processo, podendo enriquecer ambientes de aprendizagem, onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. O conhecimento não é passado para o aluno; ele não é mais instruído, ensinado, mas construtor do seu próprio conhecimento. Assim o paradigma instrucionista vai sendo substituído pelo. A na A adquiridos formalmente.
O uso do computador pode e deve transcender essa concepção fragmentada de conhecimento. A visão que acolhe a informatica na educacao para reproduzir o sistema de ensino atraves de mais uma tecnica e/ou como uma disciplina do curriculo precisa ser ultrapassada. Agindo assim, estamos modernizando um paradigma saturado de ensino, quando na realidade, toma-se cada vez mais urgente transformar o paradigma educacional para que o processo de conhecer e de atuar seja integrado e interdisciplinar. O computador pode contribuir para o estabelecimento desde novo paradigma.
Sim.
A educação no Brasil é ultrapassada e muito ineficaz, tempos que fazer algo para melhorar isso, mas como?
Simplismente vamos informatizar as escolas, em vários paises da Europa quase não se usam mais cadernos ou lápis ou LIVROS.
Cada aluno tem um computador onde ele encontra tudo o que precisa, as tarefas, as matérias e até mesmo as provas quando o professor liberar elas no computadores. É mais rapido um pouco mais caro e muito mais eficaz e 100% a prova de colas.
Pensar a Informática como um recurso pedagógico que propicia um aumento na eficiência e na qualidade do ensino é, antes de mais nada, pensá‑la vinculada á realidade da educação de seus professores e alunos, é pensá‑la voltada para a busca da superação dos problemas de ensino é, enfim, procurar identificar formas de seu uso que constituam respostas para os problemas de nossa Educação.
Nos tempos actuais, as Tecnologias de informação conhecem progressos cada vez mais espectaculares, permitindo ao Homem "ver mais longe e mais perto, na distância e no tempo, com toda a precisão e rapidez". Inevitavelmente como já antes havia acontecido com o aparecimento e generalização do livro, esta mudança de suportes de comunicação provocou e continua a provocar alterações processuais nas formas de ensinar e nos processos de aprender.
Postado por: Alachelma Campos Linhares
A abordagem que usa o computador como meio para transmitir a informação ao aluno mantém a prática pedagógica vigente. Na verdade, o computador está sendo usado para informatizar os processos de ensino que já existem. Isso tem facilitado a implantação do computador na escola, pois não quebra a dinâmica por ela adotada.
Por outro lado, o uso do computador na criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento apresenta enormes desafios. Primeiro, implica em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento. Segundo, requer a análise cuidadosa do que significa ensinar e aprender, bem como demanda rever o papel do professor nesse contexto. Terceiro, a formação desse professor envolve muito mais do que prover o professor com conhecimentos sobre computadores. O preparo do professor não pode ser uma simples oportunidade para passar informações, mas deve propiciar a vivência de uma experiência. É o contexto da escola, a prática dos professores e a presença dos seus alunos que determinam o que deve ser abordado nos curso de formação. Assim o processo de formação deve oferecer condições para o professor construir conhecimento sobre as técnicas computacionais e entender por que e como integrar o computador na sua prática pedagógica.
Sim, pois o computador pode levar a informação e o conhecimento de forma mais eficaz e prazerosa para os estudantes. Pois, se as escolas estão bem informatizadas, com certeza também terá alunos mais agil e mais estimulados, portanto, trabalhar com prazer traz um maior desempenho e conhecimento no ambiente educacional.
MARIA DA COSTA XAVIER
Acredito sim, pois a tecnologia sempre vem para melhorar as condições de vida e porque não da aprendizagem humana,a introdução do computador na prática pedagógica facilita o acesso do aluno a situações de vivenciar por exemplo locais que jamais em sua vida ele poderia conhecer visitar museus e obras históricas que nunca ele poderia ir com recursos próprios por isso acho que o computador e a tecnologia tras esta possibilidade a esse aluno o que é de suma importância para seu aprendizado escolar e porque não até de seu aprendizado de vida.
Com certeza os recursos disponíveis no computador contribuem bastante para a também evolução de nossa prática pedagógica.Temos a nossa disposição vários e novos recursos, mais para utilizá-los precisamos estar preparados e com conhecimentos suficientes para usufruirmos da melhor maneira possível.
O computador é um recurso a mais na prática pedagógica, e que veio contribuir em grande escala não só para melhorar a capacitação dos professores, através das pesquisas, atividades e cursos, como para possibilitar aos alunos a aquisição de novos conhecimentos, seja através do repasse das informações colhidas pelo educador, seja pela própria utlização dos educandos em aulas laboratoriais. É, portanto, um excelente instrumento para a prática pedagógica.
O computador pode ser sim usado para auxiliar a prática pedagógica, pois ele serve como uma ferramenta para o professor além de dinamizar todo seu trabalho torna as aulas bem mais interessantes, dispertando o interesse dos alunos. Eu digo com experiência comprovada. Ele ajuda e muito>
O uso do computador é uma rede criada onde hoje funciona como as veias do corpo humano. Leva a “vida” a todas as partes do mundo. Notícias, cotações, acontecimentos, guerras, desastres naturais ou não, um acidente de carro no interior ou a invasão de um apartamento como no caso Eloa. Até mesmo as cenas da novela das oito. Tudo passa pela “rede” e se espalha a uma velocidade estupenda por todo o mundo.
A humanidade hoje, sem o uso do computador, praticamente, iria parar, tamanha a dependência existente desta “ferramenta”. Escolas, hospitais, centros de controle de aeroportos, trânsito, bancos, centrais elétricas, trens, delegacias, seguradoras, etc, Caso acontecesse a parada total, ocasionaria um caos total.
leisa baronas
O computador pode contribuir com o redimensionamento da prática pedagógica, visto que esta ferramenta traz novas perspectivas para uma renovação do ambiente escolar. O potencial do computador está ligado à aceleração das inovações que levam à multiplicação de novos artefatos informatizados mais potentes, completos e individualizados que estão cada vez mais ao nosso alcance, e abrem novas possibilidades para a pesquisa, o transporte e o consumo de bens culturais, a troca de mensagens e para a realização de atividades de autoria de todos os tipos.
É preciso repensar a incorporação dos computadores na escola, não podemos ignorar a situação atual da educação. Sabemos que a universalização do ensino, as crises econômicas e ambientais, a influência crescente das mídias e a perda de autoridade dos pais são alguns dos fatores que deram origem a uma crise de legitimidade da instituição. Por isso, é necessário aumentar as possibilidades de uso do computador como ferramenta que contribua com o processo de ensino/aprendizagem, e para que isso aconteça a escola deverá saber explorar essas possibilidades.
Clésia Dalira
Sim acredito que o computador já tem mudado nossa prática pedagógica, o computador nos traz inúmeras possibilidades novas e interativas para trabalharmos com nossos alunos. Estamos no século 21 e a escola parou no século19. A mudança de nossa prática pedagógica é mais do que necessária é urgente. O modo como esta mudança tem ocorrido nos últimos tempos tem sido à força, nós professores tentamos ensinar nossos alunos no modelo tradicional(século 19) e os mesmos não se interessam, a quantidade e velocidade com que os meios tecnológicos trazem as informações até eles fazem com que nossas aulas sejam entediantes. Assim temos nos visto em uma situação de buscar altenativas diferentes e mais modernas de ensinar.
Sim, através do computador podemos desnvolver e fixar um conteúdo de forma mais prazerosa levando o aluno se interessar mais pelo mesmo, já que isso faz parte da sua realidade.
Mas para que isto ocorra precisamos estar bem preparados e seguros desta nova forma de construir conhecimentos.
Para Rheingold, autor da "revolução digital",não é possível abandonar as rápidas tranformações que vem ocorrendo na atualidade.Tais tranformações vem certamente influenciando certos paradigmas, numa constante relação dialética aberta para o futuro.
E como em todas as profissiões ocorrem inovações, na educação não poderia ser diferente,mas não podemos esquecer que o computador é apenas uma ferramenta que pode auxiliar no redimensionamento da prática pedagógica,porém, não trará mudanças significativas sozinhos,é preciso profissionais qualificados,ambiente adequado, equipamentos e materiais tecnológicos ao alcance de todos.
ELIANA DE ARAÚJO
O computador tem provocado uma revolução na educação por causa de sua capacidade de "ensinar". As possibilidades de implantação de novas técnicas de ensino são praticamente ilimitadas e contamos, hoje, com o custo financeiro relativamente baixo para implantar e manter laboratórios de computadores, cada vez mais demandados tanto por pais quanto por alunos. No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. Aí está a grande "sacada" do uso do computador.
Só que em primeiro lugar, temos que partir do princípio de que o computador é apenas uma ferramenta. Sozinho, não é capaz de trazer avanços educacionais. Uma escola que resolve utilizá-lo como recurso didático necessita de bons professores, preparados e treinados, para utilizar os recursos oferecidos por este sistema tecnológico de forma significativa.
Acredito e defendo que sim, o computador pode contribuir e muito à prática pedagógica, desde que os educadores estejam devidamente preparados para utilizar desta ferramenta. Aulas, pesquisas, vídeos, jornais na internet, são umas das várias formas de complementar o conteúdo em sala de aula e construir juntos, professor e aluno, o conhecimento.
Inovações tecnológicas não significam inovações pedagógicas. O atributo do velho ou novo não está no produto, no artefato em si mesmo, ou na cronologia das invenções, mas depende da significação do humano, do uso que fazemos dele. Pois, alguns educadores acreditam que ao proporcionar, aos seus alunos, a interação com a tecnologia, todos poderão se conectar, serão iguais e terão as mesmas oportunidades educacionais. Mas, na verdade não é bem assim. Na maioria das vezes, por meio desses recursos eles reproduzem as mesmas atitudes, o mesmo paradigma educacional pelo qual foram formados. Não basta trocar de suporte, sem trocar nossas práticas educativas, pois estarão apenas apresentando uma fachada de modernidade, remodelando o “velho” em novos artefatos.
Joyce
Atividade do dia 23/10/08
Para que o computador contribua para o redimensionamento da prática pedagógica é necessário ter atitudes e procedimentos para fazer do computador um aliado e não usá-lo de maneira equivocada. A informática na escola dever ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Sabemos que as atividades desenvolvidas no laboratório é uma extensão da sala de aula. Mas para que isso aconteça é necessário se ter um laboratório com estrutura física adequada, máquinas o suficiente para os alunos, profissionais disponíveis em todos os turnos aptos a resolver os problemas do dia-a-dia e fazer a manutenção adequada, além disso é importantíssimo que o professor aprenda a usar a máquina, a Internet e os programas básicos.
Nair Teodoro
Eu acredito que o computador pode contribuir com o redimensionamento da prática pedagógica,pois esta ferramenta está provocando uma revolução muito significativa no processo ensino-aprendizagem,o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem,proporcionando uma aprendizagem mais interativa e significativa,pois o aluno interagindo nesse ambiente,tem chance de ampliar o seu conhecimento.
Sim. A velocidade que as novas informações são construidas a cada dia, com o auxílio dos computadores em sala de aula, se consegue maior sucesso com a busca de novas informações. Desta maneira permite-se maior interesse e desempenho dos alunos, estando eles desta maneira mais preparados para o mercado de trabalho.
Muito Obrigada
Raquel
Eu acredito que o computador pode contribuir para o rendimento da pratica pedagogica da seguinte maneira: quando pesquisamos, quando o utilizamos em nossas aulas, quando encontramos um site educativo, ou até mesmo quando encontramos um grupo de professores realmente voltados para a pratica pedagogica de varios lugares do pais. É um recurso que podemos usar em nosso favor para " atrair " a atenção dos nossos alunos.
o comentario anterior foi feito pela aluna Tatiana
Pensar a Informática como um recurso pedagógico que propicia um aumento na eficiência e na qualidade do ensino é, antes de mais nada, pensá‑la vinculada á realidade.E Sozinhos,não seríamos capazes de trazer avanços educacionais.
Sim,o computador contribui muito para nossa prática pedagógica,assim podemos elaborar atividades diferenciadas e interessante , para envolver os alunos nas aulas e os alunos atraves da internet pode conhecer o mundo e todos os tipos de cultura.
SABRINA
Sim. O computador junto a Educação pode encontrar a melhor forma de chamar mais à atenção dos alunos. Primeiramente capacitando os professores, para que eles façam o uso do computador juntamente com as crianças para melhorar o aprendizado, não apenas para brincarem.Existem jogos Educacionais específicos para cada matéria. As crianças podem fazer pesquisas para trabalhos; digitar os trablhos no Microsoft Word; e também podemos encontrar muitos Softwares Educativos.
Computador a prática pedagógica
Sim. O Computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica. Já em algumas escolas do Brasil cada aluno possui um computador disponível em sua carteira para desenvolver suas atividades de sala de aula, realizar pesquisas e outras atividades necessárias, a professora por sua vez expõe sua aula utilizando também este recurso.
Ainda não vivenciamos esta realidade, mas o computador faz parte da nossa prática diária enquanto educador, pois tem facilitado na preparação das aulas, nas pesquisas, estudos, aulas com os alunos nos laboratórios de informática, cursos à distância capacitação de professores e outros benefícios.
Marineide Francisca de Moraes.
Com certeza o computador pode contribuir para o redimensionamento da prática pedagógica, uma vez que o mesmo deve ser utilizado como uma ferramenta pedagógica, auxiliando e ampliando as maneiras de expor os conteúdos ministrados em sada de aula.
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