“Você acha que a tecnologia da informática tem o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileiras? Se sim, de que modo? Se não, por quê? (...) (fonte: Lacerda, 2001, p. 25)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A amizade é a flor mais bela que cultivamos no jardim da vida.
36 comentários:
Sim.
Pois não só a informática que é um fruto da tecnologia está presente nas nossas vidas em tudo o que fazemos. No Brasil, por exemplo ja estamos usando as Máquinas Caças Niqueis para o beneficio das Escolas Publicas.
As Máquinas Caça Niqueis são computadores em si, só que projetados para roubar ou seja tomar dinheiro de quem joga, e a Universidade Do Estado do Paraná ja esta transformando as maquinas Caça Niqueis em computadores com programas de alfabetização e com Acesso a Internet, por um custo muito baixo. Com apenas 250 reais eles transforman uma Maquina em um Computador Normal, pronto para ser usado em questão de Horas.
Com avanços como esse é sim possivel melhorar a sociedade por livrar dessas máquinas de Azar e a educação Brasileira por proporcionar Computadores para Escolas Publicas a um custo muito baixo;
Rosaly de Mello Rosa
Sim, pois a cada dia que passa, a informática vem adquirindo cada vez mais relevância na vida das pessoas. Sua utilização já é vista como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vêm aumentando de forma rápida entre as pessoas. Esta ferramenta está auxiliando pais e filhos mostrando-lhes um novo jeito de aprender e ver o mundo. Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.
Temos no mundo contemporâneo a linguagem mais simples e geral da internet. Mas diferentemente dos demais nos destacamos porque somos aqueles que escrevem com total liberdade. Alguns mecanismos possuem na tecnologia inovada como um tipo de mídia, no qual jornalistas e outros segmentos profissionais colocam notícias, informações e comentários da sua área (profissional, política, esportes, televisão, arte, educação, cultura, cinema, música, meio ambiente, saúde, lazer, etc.). É neste nosso minúsculo mundo da tecnologia que se busca informação, conhecimento, em síntese, o saber. Este fato nos torna responsável pelo rumo que pode tomar as decisões mais importantes deste país. Cada um de nós está ligado a uma comunidade, seja profissional, religiosa, desportista, cultural, etc., onde debatemos e aqui repercutimos essa discussão, contribuindo, conscientes ou não, para a formação do pensamento nacional. Fazemos reflexões diferenciadas, mas buscamos os mesmos objetivos e procuramos sonhar o mesmo sonho. Queremos o mesmo para todos, um País onde haja liberdade e oportunidade iguais para todos. Se sonharmos o mesmo sonho e queremos o mesmo para todos, então podemos juntos realizar a mudança para a transformação em benefício de todos. Basta nos unirmos para este objetivo, transformando esta nossa rede em uma corrente resistente, solidária e capaz de mudar para transformar para usufruirmos do direito ao exercício pleno da cidadania.
Leisa Mára Baronas
Sim, pois trata-se de uma revolução não só na educação, mas uma inclusão digital de várias empresas e órgãos públicos.
Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Sim, pois trata-se de uma revolução não só na educação, mas uma inclusão digital de várias empresas e órgãos públicos.
Quando se aprende a lidar com o computador novos horizontes se abrem na vida do usuário.
Sim, pois ela é uma presença constante em nossa vida, além de influenciar muito os jovens. Cabe a nós professores sabermos como tornar essa influencia favoravel e util para o ensino e principalmente em nossas aulas.
o comentario acima foi feito pela aluna Tatiana ( t. noturno )
Não, “ter o poder necessário para transformar a sociedade e a educação brasileira” sozinha não, talvez nossa participação seja fundamental para esta transformação. Porém a preocupação é generalizada quanto ao advento da informática e com a constatação de que a tecnologia não está ao alcance de todos.
A era da informação e o crescimento da tecnologia da informática faz com que todos busquem se inserir no mundo virtual, revelando grandes mudanças na sociedade, principalmente no mercado de trabalho. Neste contexto é necessário que se tenha o computador como subsídio também na área educacional, principalmente porque é um dos caminhos de preparar os jovens para a sociedade vigente.
A aquisição da informação depende cada vez menos do professor, no entanto, para transformar esta informação em conhecimento é importante ajudar o jovem a selecionar e interpretar o grande número de informações obtido na Internet. Portanto incorporar o ambiente eletrônico à rotina escolar não significa uma adesão incondicional, mas ao contrário, pressupõe recebê-lo criticamente, conhecer suas vantagens e desvantagens, seus riscos e possibilidades.
A sociedade está mudando rapidamente, o avanço da tecnologia da informática faz parte desta mudança e se impõe, por isso a educação não pode ficar as margens, a mudança, o avanço chegou, isso é certo. Cabe aqui algumas palavras de José Manoel Moran, um dos maiores especialistas brasileiros no uso da Internet em sala de aula: “A tecnologia é tão-somente um "grande apoio", uma âncora, indispensável à embarcação, mas não é ela que a faz flutuar ou evita o naufrágio” e ainda "A Internet nos ajuda, mas ela sozinha não dá conta da complexidade do aprender".
Clésia Dalira
Sim, acredito. A escola tem se tornado um ambiente onde os alunos vão obrigados pelos pais, não há nada de interessante lá. Em casa te a TV, o video game, o computador...A informatização das escolas as tornaria um lugar mais atrativo, não falo de apenas ter um laboratório de informática na escola, mas sim de cada aluno ter seu leptop de lousas digitais, de professores capacitados para lidar com essa tecnologia. Vi uma reportagem hj sobre isso, uma cidade do interior paulista implantou a digitalização na escola, quem tiver interesse visite a página:http://olhardigital.uol.com.br/central_de_videos/video_wide.php?id_conteudo=6050. E quanto a mudar a sociedade tenho certeza que se mudarmos a educação consequentemente teremos daqui alguns anos uma nova sociedade, fruto de uma escola informatizada, atrativa e consciente.
Nossa sociedade tem que desenvolver um novo pensamento capaz de introduzir tecnologia ao seu cotidiano, isto por que tanto nosso mundo atual, quanto o que vier a ocorrer no futuro, e absolutamente seguro, que ser digital é fundamental, pois isto será a grande diferença da nova economia que se apresenta, e que o Brasil terá que se inserir.
Por ser um caminho praticamente único a educação terá que ir alem do básico, em sua relação com o universo dos chips, para colocar nossa sociedade, de maneira competitiva no panorama mundial, e fundamental que os participantes apreendam a pensar digitalmente.
Desta, maneira utilizando a tecnologia digital em educação aprese ntaremos vantagens competitivas capazes de mudar nossa economia, fortalecendo todos os outros setores, precisamos entender que a tecnologia digital significa acesso à informação, levando as pessoas entenderem melhor as forças que regem seu ambiente, capacitando os participantes a se perceberam como elementos dessas relações e se considerarem cidadoas capazes de contribuir para a guinada tão necessária, rumo à construção de um crescimento sustentável.
O fato é que a era digital esta desencadeando uma nova forma de organização humana, e a educação não podem cometer o erro de pensar que possa estar imune a essa revolução, pois este será o novo caminho dos processos diversos da sociedade.
Preparando o individuo para pensar digitalmente, ele poderá usufruir em conjunto das informações que fluem na rede eletrônica, e transformar isto em valor, seja em produto ou serviço, e para seu crescimento humano, quando o acesso à informação for bem mais amplo, as barreiras hierárquicas, diminuirão na organização social aumentando as transformações sociais, culturais e ate mesmo o sentido de nacionalidade ganhara novos valores, a comunicação vai fluir em todas as direções.
Se a educação disseminar um pensar digital significativo, ira introduzir uma constante postura de renovação impactando o futuro com grandes melhorias competitivas e econômicas, possibilitando uma sensível transformação das camadas mais necessitadas de nossa população, e importante lembrar a necessidade do acesso a tudo o que for proposto.
A tecnologia digital é a sustentação econômica da nova sociedade, temos que ser bons competidores digitais para obter sucesso no desenvolvimento de todos os setores sociais.
Um novo relacionamento vai surgir entre mercado, poder e educação, pois ter informação não será o problema, mas sim como transformar isto em conhecimento, dinheiro e evolução social.
Do jeito como esta à nova organização mundial, tão competitiva, não introduzir tecnologia na educação é ensinar a utilizá-la poder significar a paralisação dos processos de evolução econômica e social.
Introduzir computadores na escola, não é o suficiente para colocar a educação na era digital, uma educação digital precisa usar a tecnologia, principalmente para promover o entendimento das forças que organizam o meio em que participa, elevando o grau de interação, transformação e evolução.
A era digital reinventa as oportunidades de evolução social, pois cria uma demanda por profissionais capazes de pensar e operar digitalmente, o processo educacional tem que avançar rumo à era digital, para que os seus participantes sejam capazes de dotar o seu meio de infra-estrutura tecnológica, aplicando seus conhecimentos, para criar e redesenhar novas estratégicas sociais.
A totalidade da sociedade não precisa dominar os pormenores da tecnologia digital, mas é imprescindível que saibam de suas existência e de como utilizá-la se não investirmos, ou investirmos errado vai estar fadado ao sistema social vigente tão ingrato, podemos ainda piora-lo mais com perdas de competitividade, não podemos demorar muito a mudar, e investir em tecnologia digital na educação, pois sem duvida o futuro será digital.
Alachelma Campos Linhares
Não.
Eu não acredito, porque a tecnologia ainda não está ao alcance de todos, por mais avançada que esteje tecnologicamente,pois o acesso é para a menoria da população. Então como seria melhorar para a sociedade? Uns tendo acesso e outros não? A desigualdade no país ainda é imensamente grande,para que haja melhoria, todos teriam que ter o mesmo direito. Contudo, a era da tecnologia e da informática esta cada vez mais avançada e faz com que todos busquem conhecimento no mundo virtual, principalmente no mercado do trabalho.Só restam facilitar esse conhecimento virtual ao alcance de todos.
Maria Xavier
Não.
Eu não acredito, porque a tecnologia ainda não está ao alcance de todos, por mais avançada que esteje tecnologicamente,pois o acesso é para a menoria da população. Então como seria melhorar para a sociedade? Uns tendo acesso e outros não? A desigualdade no país ainda é imensamente grande,para que haja melhoria, todos teriam que ter o mesmo direito. Contudo, a era da tecnologia e da informática esta cada vez mais avançada e faz com que todos busquem conhecimento no mundo virtual, principalmente no mercado do trabalho.Só restam facilitar esse conhecimento virtual ao alcance de todos.
Maria Xavier
Na sociedade contemporânea tudo que temos e vemos está relacionado com a informática. A educação não é diferente, tem na informática a solução para muitos problemas. É através dela que tornamos nossas aulas mais criativas e atrativas, com a finalidade de despertar em nossos educandos o interesse pelo conhecimento, a expectativa de um futuro transformado pela educação, porém nossos alunos não vêem nas novas tecnologias um meio para se enriquecer intelectualmente e sim como uma facilitadora no processo ensino-aprendizagem.
A informática, mais precisamente a internet, disponibiliza todas as informações que os alunos necessitam sem precisar sair de casa, mas toda esta praticidade está tornando os alunos mais preguiçosos e acomodados, pois é possível fazer um trabalho por mais complexo que seja, sem mesmo abrir um livro ou ler uma página, escrever sequer uma linha.
O grande desafio da educação frente às novas tecnologias, em especial a internet, é fazer com o que os alunos transformem a informação disponibilizada a eles pela rede em conhecimento, caso contrário, estaremos formando apenas copiadores e nossa sociedade perderá o poder de criar.
Eliana de Araújo Nunes
Não. Eu creio que a informática colabora para produzir mudanças no dia-a-dia das pessoas e na sociedade como um todo. Mas, a transformação da sociedade e do sistema educacional requer algo mais que cálculos e números, e depende não só de estudos mais apurados sobre o assunto, como da própria vontade social de se educar e se preparar para a vida e para o exercício da cidadania, além da vontade política, no que diz respeito aos investimentos necessários para a promoção de uma educação de qualidade, competente e transformadora.
O professor ainda é, com certeza sempre terá o papel principal na transformação da sociedade sob o olhar da educação no âmbito escolar, a informatica é mais um suporte no trabalho dirigido pelo professor, no sentido de uma parceira entre professor e aluno, com vista ao desenvolvimento didáico. O professor domina o conteúdo do aluno, o aluno geralmente tem mais conhecimento das TIC do que o professor, maior dominio da "leitura" e do manuseio da tecnologia, criando assim, nesse momento uma relaçao de poder inedito no ambiente escolar, agora, nao é somente o professor o possuidor do conhecimento, interargir é necessario (Visão construtivista).
O professor deve ser consciente e estar sempre buscando, nao podemos instagnar no tempo, nossa maior tarefa é formar cidadao, transformar sociedade e buscar "uma educaçao de qualidade".
Marizete Teodoro Resende Borges
Acho que a capacidade total de transformação não tem,pois,a informática não é realidade de todos ainda.Com certeza ela é uma grande evolução e que possui vários benefícios,desde que seja usada da maneira correta e somente para uso apropriado.
Marina
Acho que a informática é sem dúvida nenhuma um suporte importantíssimo para auxiliar o professor e os alunos a complementar o ensino aprendizagem e vejo num futuro bem próximo uma grande transformação no ensino mais resolver o problema da educação brasileira seria um pouco positivo demais pois a informática não é capaz de valorizar a classe do professorado que vem sendo massacrada pela desvalorização dos governantes os mesmos que prometem durante a campanha eleitoral são os mesmos a menosprezar a educação brasileira, por isso acho que a informática sozinha auxilia a educação mais não resolve todos os problemas dela.
Sim. A utilização dessas tecnologias pode contribuir fortemente para a expansão das condições de elaboração do conhecimento devido a facilidade e a aceitabilidade dos indivíduos. Mas, não podemos jamais falar em termos de garantias de sucesso nesse tipo de aprendizagem, ou seja, a tecnologia da informação expande a capacidade humana de armazenamento de dados, contudo requer o desenvolvimento de habilidades para recuperação, articulação e uso desses dados.
JOYCE MARTINS DE SOUZA
Avaliação 3
Eu não acredito que a tecnologia da informática tem o poder de transformar a sociedade e a educação, acredito sim, que ela é mais um mecanismo para contribuir para essa transformação, desde que tenhamos acesso, saibamos dominá-la e como usá-la para que sirva de ferramenta para nos auxiliar no desenvolvimento intelectual do ser humano.
Nair Teodoro
Avaliação nº 3
Sim, porque a partir do momento que a tecnologia vai avançando, as pessoas vão se transformando pela necessidade de acompanhar o progresso. Um exemplo disso é os terminais de bancos utilizados por todas as pessoas que deles necessitam. Também há os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos em geral que as pessoas adquirem em busca de conforto e praticidade na vida.
Nas escolas a tecnologia tem sido uma aliada dos professores na busca de novas metodologias de trabalho e no campo da pesquisa tem beneficiado toda a comunidade escolar.
Marineide Francisca de Moraes
A informática torna as aulas mais interessantes,o conhecimento é assimilado de forma mais dinâmica , no entanto a tecnologia da informática sozinha não tem o poder de transformar a sociedade e a educação brasileira.È necessário também o educador bem preparado, que saiba quando e como utilizar as máquinas de acordo com a realidade e necessidade de seus alunos e/ou comunidade.
Oi colegas...
A informática contribui muito para a valorização da educação no Brasil e no mundo. Contudo, a educação não se faz apenas com informática e livros, mas também com valores culturais e expectativas de um futuro bem melhor.
Raquel
A tecnologia da informática evoluiu muito e rapidamente,mas ela não tem totalmente o poder para mudar o mundo,ou seja,transformar uma sociedade.Sem dúvida ela é um complemento para que a sociedade possa obter e ampliar novos conhecimentos de forma prática,rápida e atualizada.
A tecnologia da informática tem o poder para transformar a sociedade na medida em que temos profissionais qualificados para o bom uso da tecnologia, caso contrário, teremos lindos "elefantes brancos". É preciso ainda, mudança de metodologia de ensino para que a tecnologia tenha seu efeito completo na vida do aluno. Inovações tecnológicas e velhos atos, não são boas combinações.
Novas tecnologia, novos atos.
Sim, as tecnologias transformam o modo de viver das pessoas e a educação não fica fora desta realidade.podemos perceber a tecnologias da informática fazendo presente na sociedade e nas escolas a todo momento. Hoje temos até programas de inclusão digital por ser uma necessidade para as pessoas conseguirem está inserida neste mundo globalizado.
Sim, acredito. Assim não teremos tantas desistências, evasões pois os alunos irão a escola não por obrigação, mas como um lugar atrativo, com laboratório de informática, leptop, lousas digitais e professores capacitados para lidadr com essa tecnologia. Mudando a forma de educar teremos uma sociedade mais humana e informada.
Sim,a tecnologia tem poder para transformar a sociedade e a educação brasileira. oje em dia possuimos tantos aparelhos para melhorar o nosso dia-a-dia e creio que não mais viveremos sem eles. Eles tem uma capacidade enorme de transformar nossa vida social e nossa educação. Porque hoje nós temos um processo de acerelação do desenvolvimento economica que praticamente todos os ramos da economia e da educação estão ligados as novas tecnologias, mas tem provocado mudanças nas formas de trabalho e também nas relações pessoais.
“Na verdade, a luta para transformar a sociedade brasileira é uma luta que tem de ser travada nas mais diferentes áreas e frentes. É importante saber que o tema da inclusão digital é estratégico e é importante também ter a percepção de que qualquer esforço na área de alfabetização de pessoas de baixa renda deve estar somado à alfabetização digital. Assim nós poderíamos potencializar um esforço, seduzindo e envolvendo mais esses jovens, que, com certeza, teriam muito mais prazer em aprender. Também estaríamos, simultaneamente, ganhando tempo, à medida que a gente pode, com uma ação sinérgica, combater dois problemas importantes na nossa sociedade. Nós deveríamos estar investindo mais energia nesse processo de combate ao analfabetismo funcional e digital conjuntamente, assim poderíamos alavancar mais resultados.”
Sim
Várias expressões são normalmente empregadas para se referir ao uso da tecnologia, no sentido visto, na educação. A expressão mais neutra, “Tecnologia na Educação”, parece preferível, visto que nos permite fazer referência à categoria geral que inclui o uso de toda e qualquer forma de tecnologia relevante à educação (“hard” ou “soft”, incluindo a fala humana, a escrita, a imprensa, currículos e programas, giz e quadro-negro, e, mais recentemente, a fotografia, o cinema, o rádio, a televisão, o vídeo e, naturalmente, computadores e a Internet).
“Tecnologia da informatica na Educação” é uma expressão preferível a “Tecnologia Educacional”, pois esta parece sugerir que há algo intrinsecamente educacional nas tecnologias envolvidas, o que não parece ser o caso. A expressão “Tecnologia na Educação” deixa aberta a possibilidade de que tecnologias que tenham sido inventadas para finalidades totalmente alheias à educação, como é o caso do computador, possam, eventualmente, ficar tão ligadas a ela que se torna difícil imaginar como a educação era possível sem elas. A fala humana (conceitual), a escrita, e, mais recentemente, o livro impresso, também foram inventados, provavelmente, com propósitos menos nobres do que a educação em vista. Hoje, porém, a educação é quase inconcebível sem essas tecnologias. Segundo tudo indica, em poucos anos o computador em rede estará, com toda certeza, na mesma categoria.
sim,
Pois não só a informática que é um fruto da tecnologia está presente nas nossas vidas em tudo o que fazemos estamos fazendo uso da mesma, uma vez que todas as vezes que presicamos usa-la estamos sendo altomaticamente modificados em alguns aspectos.
Acredito, pois como já foi citado a informática auxilia o professor em sala de aula de um modo que haja uma interação entre alunos, professores e máquinas.
Sim ,transformar para melhor os que estão interessados em produzir coisas boas e tem ter o acesso permanente a infórmatica.Mas infelizmente isso não é realidade de todos.
Com todoa certeza que, a tecnologia da informática tem o poder para transformar a sociedade e a educação brasileira. Muitas crianças encontram na escola o acesso a modernidade, onde acessam a internet, conhecem conteúdos novos, jogos, brincadeiras, podem se comunicarem, etc.
Postar um comentário